Maranhenses terão 20% a mais nas notas do Enem para ingressar na UFMA

A bonificação vale para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas do Maranhão


Foi aprovada nesta segunda-feira, dia 9, uma política educacional afirmativa que trata do ingresso qualificado de estudantes de escolas públicas e privadas à Universidade Federal do Maranhão. A medida acrescenta 20% às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos alunos maranhenses. A política foi aprovada durante votação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).


A bonificação vale para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão, e optem por ingressar em qualquer campus da UFMA.


A proposta, recebida em maio pela reitora da UFMA Nair Portela, é do deputado Marco Aurélio (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação. De acordo com o deputado, a medida visa diminuir a exclusão de maranhenses do processo de Seleção Unificada (Sisu), frente à evasão dos estudantes de fora após os primeiros períodos da graduação. “Fico imensamente feliz pelo acolhimento da reitoria e dos conselheiros e, também, pela participação muito forte da Assembleia Legislativa e de toda a população. Agora vamos à confirmação dessa política, com a implementação dessa ação afirmativa”, declarou o parlamentar, autor da proposta.


A reitora Nair Portela garantiu a continuidade do processo com o encaminhamento da proposta de implantação da política para a Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (PROGF), a fim de acertos em questões administrativas antes da publicação da Resolução. “A proposta é que os alunos já possam participar do Enem com essa Resolução assinada e definida”, afirmou a reitora.


Fonte: O Imparcial


Categoria:Geral

Deixe seu Comentário